Denunciar desperdício

Prefeitura de Santa Bárbara lança programação do Mês do Meio Ambiente

Prefeitura de Santa Bárbara lança programação do Mês do Meio Ambiente

15/05/2023

Agenda contará com Cãominhada, Birdwatching, Circuito Ecológico, Festival das Orquídeas e Pedal, além de capacitações

Dia 5 de junho é Dia Mundial do Meio Ambiente e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste intensificará durante todo o mês que vem as ações de conscientização em agenda extensa, envolvendo Cãominhada, Birdwatching, Circuito Ecológico, Festival das Orquídeas e Pedal, além de capacitações. As inscrições de algumas atividades abrirão na próxima segunda-feira (15) pelo site www.comdemasbo.net

As atividades são gratuitas e realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste (Comdema). A inscrição da Cãominhada e do Circuito Ecológico está vinculada a doação de alimentos destinado ao Fundo Social de Solidariedade do Município.

A Cãominhada possui co-realização do Santa Bárbara Mall e apoio da Secretaria de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Petz, Maria Brasileira, Unimed Santa Bárbara e Americana, FAM (Faculdade de Americana), Supermercado Brait SempreTem e Spasb (Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d’Oeste – SOS Animais). Já o Circuito Ecológico conta com apoio da Denso do Brasil.

O Município mantém projetos e práticas que promovem a sustentabilidade o ano todo por meio de ações das secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Saúde e DAE (Departamento de Água e Esgoto), atingindo diversos públicos. “O Mês do Meio Ambiente visa divulgar e intensificar as ações do Município em todas as áreas do meio ambiente e recursos hídricos, além de reforçar as atividades em educação ambiental junto às escolas e à população como um todo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro. “A programação vai ao encontro do pedido do prefeito Rafael Piovezan em tornar as pessoas agentes sustentáveis e promotoras de atitudes ambientais em suas comunidades, melhorando a qualidade de vida de cada barbarense e a qualidade ambiental da nossa cidade”, complementou.

Confira a programação completa:

- Cãominhada

Data: 3 de junho, das 8 às 13 horas

Local: Saída às 8 horas, do Centro de Estudo e Cultura Ambiental (ao lado do Parque Araçariguama), localizado na Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty, e chegada no Santa Bárbara Mall, situado à Avenida Corifeu de Azevedo Marques.

No local haverá brinquedo para as crianças, feira de doação de animais, cadastro de castração, vacinação gratuita contra raiva, avaliação médico-veterinária e apresentação do Canil da Guarda Municipal, além de orientações.

Os participantes inscritos podem fazer doação de 2 kg de alimento não perecível destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município. O alimento deverá ser entregue na concentração. Ao todo serão disponibilizadas 200 inscrições.

- Birdwatching

Data: 4 de junho, das 7 às 12 horas

Local: CESB - Centro Ecológico de Santa Bárbara d'Oeste | Estrada da Cachoeira, 1.220, São Joaquim, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Trata-se de observação de pássaros, com curso de identificação de aves dado por profissional da área. Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas.

- Festival das Orquídeas de Santa Bárbara

Datas:

Dia 3 de junho, sábado, das 9 às 21 horas

Dia 4 de junho, domingo das 9 às 17 horas

Local: Mercadão da Cidade | Rua Floriano Peixoto, 1653, Vila Santa Cruz

Proposto no “Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo” e elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a segunda edição do Festival das Orquídeas de Santa Bárbara contará com participação de produtores/cultivo de orquídeas, flores e plantas naturais pelos Orquidário Santa Bárbara e Orquidário Covolan; comércio de orquídeas, flores e plantas naturais por Center Flores e Konkist Flores; e comércio de insumos para cultivo, paisagismo, jardinagem e arte floral pelo + Verde Flor e Jardim e Cantinho dos Vasos.

- Curso de Capacitação para Licenciamento Ambiental Municipal

Data: 6 de junho, das 18 às 20 horas

Local: Centro de Estudo e Cultura Ambiental | Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP (ao lado do Parque Araçariguama)

Capacitação para consultores ambientais no processo de licenciamento ambiental municipal. É necessária inscrição prévia.

- Curso de Capacitação para Podadores

Data: 14 de junho, das 8 horas às 16h30

Locais: Centro de Estudo e Cultura Ambiental | Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP e Parque Araçariguama | Rua 21 de abril, s/nº, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP. É necessária inscrição prévia.

- Projeto Folha Azul

Data: 13 de junho, das 8 às 16 horas

Local: Escola Estadual “Fioravante Luiz Angolini” | Rua Coronel Hélio Caldas, 101, Cruzeiro do Sul, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Apresentação dos resultados do Projeto Folha Azul na forma de exposição de painéis das atividades desenvolvidas pelos alunos da unidade escolar. O projeto foi lançado no dia 25 de novembro de 2022 pela Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste (Apasb), em parceria com educadores da Escola Estadual “Fioravante Luiz Angolini”, envolvendo ainda o Comdema, Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, Rotary Club, Grupo Sussuarana, Diretoria de Ensino de Americana, Usina Furlan, Projeto Re-nascentes Rotary Distrital.

- Projeto Arvorecer

Data: 15 de junho, às 15 horas

Local: Câmara Municipal | Rodovia Luis Ometto, SP-306, 1.001, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Palestra sobre o Projeto Arvorecer, desenvolvido pela APASB, que visa conhecer as árvores e oportunizar a educadores e educandos o amor pela consciência ambiental.

- Circuito Ecológico

Datas: 17 e 18 de junho

Horários: 8 às 11 horas e 13 às 16 horas (duas turmas por dia)

Locais: Museu da Água | Rua Camilo Augusto de Campos, 487, Jardim América, Santa Bárbara d'Oeste/SP, Nova Represa do DAE e CESB - Centro Ecológico de Santa Bárbara d'Oeste | Estrada da Cachoeira, 1.220, no São Joaquim, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Com intuito de oportunizar acesso e conhecimento de estruturas e programas ambientais à população, o Circuito trabalhará com quatro turmas de 40 pessoas/turma que farão um roteiro do Museu da Água até o CESB, passando pela nova represa do DAE. Diversas atividades e orientações ambientais serão desenvolvidas no trajeto. Inscrições vinculadas a doação de alimentos (2 kg de alimentos não perecível ou 4 litros de leite) a serem destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

- Pedal Ecológico

Data: 18 de junho, das 7 às 12 horas

Em parceria com o Pedala SBO, a ação será definida e divulgada em breve. Não há necessidade de inscrição prévia.