DAE e Secretaria de Meio Ambiente desenvolvem projeto de Sustentabilidade Hídrica

23/04/2015

Com a proposta de buscar formas de proteção e ampliação da capacidade hídrica no município, que compreendem os mananciais e suas nascentes, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaboram projeto que integra o Programa de Sustentabilidade Hídrica na RMC (Região Metropolitana de Campinas), que tem apoio do Governo do Estado de São Paulo.

O programa, instituído pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), por meio de seu Conselho de Desenvolvimento, requer ações intensas por parte do Poder Público e da sociedade devido o período inédito de escassez hídrica que o Estado enfrenta.

Além do reflorestamento de nascentes, as ações que compõem o projeto incluem a limpeza e remoção da vegetação nas represas da Usina Santa Bárbara, o desassoreamento da Represinha – ponto de captação de água bruta do município – e a aquisição de equipamentos, com valor orçado de, aproximadamente, R$ 2,6 milhões. A próxima etapa do projeto, prevista para ser concluída entre os meses de outubro e novembro deste ano, consiste em fazer o levantamento do diagnóstico de uso e ocupação do solo em áreas próximas às nascentes.

O diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, mencionou a importância do assunto: "As ações de restauração florestal auxiliam muito na manutenção das áreas de recarga do lençol freático. Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o empenho dos profissionais da pasta, desenvolveremos o projeto de recuperação das nascentes, inclusive aquelas situadas em nosso manancial de abastecimento”.

“Desde o início do mandato, o Prefeito Denis Andia, tem implementado ações que buscam o reequilíbrio ambiental em nossa cidade, e essa é mais uma delas. Tenho tranqüilidade para dizer que os técnicos do DAE e da SMMA fizeram um trabalho muito importante diagnosticando alguns fragmentos de vegetação da nossa cidade e as propostas de recuperação preveem um projeto sério e técnico, aos moldes da administração atual”, elogiou Piovezan.

Em Santa Bárbara d’Oeste há quase 600 pontos de nascentes. Dessas, 185 foram vistoriadas até esta etapa e 56 estão selecionadas como prioritárias na recuperação.  A informação é da equipe técnica que compõe o grupo responsável pelo projeto barbarense, formado pela chefe de Departamento de Meio Ambiente, Mônica Tortelli, e a engenheira agrônoma, Luciana Giatti, ambas do DAE; o biólogo Fábio Diniz e o engenheiro agrônomo Rubens Bachin Silva, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que estiveram apresentando o projeto em reunião do CD-RMC na última sexta-feira (17), realizada na cidade de Nova Odessa.

Além dos representantes de Santa Bárbara d’Oeste e de mais 17 municípios, participaram da reunião a economista e membro da Agemcamp, Ester Menezes, e o engenheiro agrônomo do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Campinas, Rinaldo Calheiros.

DAE/SBO: 23.04.2015.