DAE oferece curso na Semana do Meio Ambiente

09/06/2015
Inserido na programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada na segunda-feira (8), o curso “Como cuidar do seu jardim”, foi oferecido na manhã desta terça-feira (9), no Viveiro Municipal, pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do setor de Meio Ambiente. Na ocasião, os presentes puderam conhecer na teoria e na prática as dicas para o plantio e cuidado no cultivo das plantas ornamentais, além de técnicas de produção para minimizar custos da manutenção de jardins domiciliares.
O curso foi ministrado pela funcionária e chefe do Departamento de Meio Ambiente da autarquia, a engenheira agrônoma Mônica Tortelli, que, de início, exibiu os slides com as diferentes espécies de plantas e as maneiras corretas de cultivo visando seu desenvolvimento e reprodução da espécie desejada, através da rega e adubação adequadas. As técnicas para eliminar as pragas que são mais prejudiciais às plantas ornamentais também foram apresentadas.
Em seguida, os presentes tiveram contato direto com a terra e as plantas, onde puderam desenvolver na prática a preparação do solo e o plantio, observando sempre as condições do local onde se deseja obter o jardim.
“A importância de ter um espaço permeável na residência, ou seja, um jardim, demanda de técnicas corretas, como o preparo adequado do solo para o bom desenvolvimento da planta. Dessa forma, é necessário que a planta seja bem nutrida e bem conduzida para manter a qualidade e durabilidade do jardim, até mesmo em períodos de estiagem, podendo, com isso, ampliar o intervalo de rega das plantas”, comentou Mônica.
A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser conferida no site da Prefeitura: www.santabarbara.sp.gov.br.