Parque dos Jacarandás é palco de atividades no Dia do Meio Ambiente

05/06/2019
Neste dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo 5 de junho, o Parque dos Jacarandás recebeu os alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Purificacion Sanches Fonseca – Dona Pura”, do Jardim Monte Líbano. O “Jacarandás Educador” faz parte da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em conjunto com o DAE (Departamento de Água e Esgoto) e realizada de 3 a 7 de junho.
Os mais de 120 estudantes, do 1º e 2º ano, participaram de quatro oficinas ministradas pelos educadores ambientais. As oficinas foram divididas em Nascentes e Água, Árvores nativas, Biodiversidade e Animais sinantrópicos. Dentre os assuntos abordados estão a importância da arborização de ruas e parques, observação da fauna, medidas preventivas de doenças transmitidas por animais sinantrópicos, estudo de águas subterrâneas, entre outras temáticas com oficinas, jogos e dinâmicas. As crianças visitaram a nascente modelo, receberam informações sobre a qualidade da água, observaram os pássaros e pequenos animais e insetos, entre outros. Durante o evento, os alunos receberam a visita inusitada do “Pinguxo”, mascote desenvolvida pelo aluno Vitor Mota, da Emefei Dona Pura, em 2014 - oportunidade em foi realizada um concurso na rede municipal para ilustrar a Semana da Água. O desenho ganhou vida e o Pinguxo foi utilizado em diversos eventos ambientais na cidade. Ainda neste dia, outros eventos foram realizados sendo: plantio com orientação sobre compostagem com os alunos e funcionários da EMEI "Eufrásia Garcia de Souza", inauguração do Projeto Horta Escolar na EMEI “Anna Rosa Tuchaspki”, com confecção de vasos pets com alunos e pais, além de culinária da horta e finalização com plantio de árvore e plantio para comemorar a inauguração Horta Escolar, na EMEI “Profª Rita de Cássia T. Mello Salviano Alves”. Outras atividades ainda estão previstas nesta semana para dar continuidade às comemorações ambientais, conforme programação: 6 de junho 9 e 14 horas - Palestra CRAS I, no Vista Alegre Manhã - Oficina do papel reciclado, roda de conversa sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e Painel Coletivo, no NEA, com alunos da EMEI "Profª Eny Carvalho de Andrade”; Tarde - Oficina do papel reciclado, roda de conversa sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e Painel Coletivo, no NEA, com alunos da Emefei "Vereador José Luiz Gomes da Silva" – Zelo; 7 de junho 10 horas - Palestra sobre Resíduos na Fundação Romi Manhã - Plantio de árvores e Teatro contra a dengue na Emefei "Profª Maria Martiniano Gouveia Valente" - Dona Bininha Dia todo - Atendimento do NEA nas escolas Responsável: (Imprensa)