O DAE de S. Bárbara educa e cultiva!

05/09/2019

A Diretoria de Gestão Ambiental do DAE de S. Bárbara atua intensamente com ações de educação ambiental e de preservação dos mananciais por meio de plantios e na manutenção da biodiversidade do município. Dentre as diversas ações, destacam-se os plantios de árvores de variadas espécies nativas de ocorrência regional no intuito de reflorestar e restaurar as funções ecológicas das matas ciliares, cuja função é proteger os mananciais de abastecimento de água em Santa Bárbara d’Oeste, que são as represas Areia Branca, São Luiz e a de Cillo. Atualmente, a área de cobertura vegetal (mata ciliar) nas três represas soma mais de 30 km de extensão.

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos, assim como os cílios têm a função de proteger nossos olhos.

O município de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Prefeitura e DAE, firmou um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, em dezembro de 2018, para recuperar áreas de matas ciliares e de nascentes que somam 151,59 hectares, com plantios de árvores que deve ocorrer num período de 15 anos, o que implica em torno de 17 mil mudas por ano. Desse número, a autarquia já plantou - de janeiro a agosto de 2019 - cerca de 14 mil mudas em, aproximadamente, 8 hectares.

O setor ainda participa e desenvolve ações socioambientais interagindo as atividades com moradores de regiões do município que foram contempladas com obras de melhorias no saneamento, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Falando em parcerias, a Divisão de Gestão de Meio Ambiente do DAE de S. Bárbara trabalha com os seguintes programas: Bacia Caipira, Projeto Gota d’Água, Jacarandás Educador e diversas outras ações que visam a preservação do meio ambiente e conservação da fauna e flora.

Confira logo abaixo a galeria de fotos.