Alteração no abastecimento:
Devido à obra de setorização na distribuição de água na região Mollon/Jardim Amélia o fornecimento de águ...
Detalhes
Devido à obra de setorização na distribuição de água na região Mollon/Jardim Amélia o fornecimento de água poderá oscilar durante a semana em pontos dos bairros: Mollon, Jardim Amélia, Gerivá, Brasília, Monte Líbano, Jacyra III, Jardim dos Cedros, Vila Pântano, Jardim Pérola, Loteamento Industrial Antonio Zanaga e Cidade Nova. Uma possível interrupção no fornecimento de água poderá ocorrer no período do dia para esses bairros e se normalizando no início da noite durante as segundas e sextas-feiras com as intervenções na obra, a qual os trabalhos consistem em interligações e instalações de registros nas redes de abastecimento dessa região. As interrupções não deverão ocorrer aos finais de semana. A obra deve ser concluída até final do mês de agosto. Por isso, o DAE solicita a compreensão dos moradores dos bairros citados com possíveis transtornos momentâneos que possam ocorrer com a obra e reforça que a melhoria trará grandes benefícios no abastecimento de água para essa região, assim como outras regiões da Zona Leste que já se beneficiam com as obras concluídas recentemente de setorização, trocas de redes, adutoras e novos reservatórios. O DAE disponibiliza os telefones para demais informações: 0800-770-3459 (ligação somente de um telefone fixo), 3459-5910 (fixo e celular), com atendimento todos os dias, das 6 às 00h, ou por mensagens pelo WhatsApp de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h: 9.9992.6848. DAE/SBO: 18.07.2022.
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, em Santa Bárbara d’Oeste, teve sua capacidade ampliada em 8 vezes. A obra de ampliação e modernização da estação integra a meta de 100% do tratamento do esgoto no município.
A ETE Balsa tratava uma vazão de 20 litros por segundo (l/s) de esgotos, gerados por uma população em torno de 20.000 habitantes, sendo parte de moradores da Zona Leste de Santa Bárbara e parte da região do bairro da Balsa, em Americana, município que mantinha contrato do serviço com o DAE barbarense. As novas adaptações (Retrofit) na ETE Balsa determinaram uma nova concepção do tratamento, permitindo a estação tratar até 160 l/s.
Antes da obra sua concepção era sistema de lagoas anaeróbio facultativo. Com a conclusão da obra, o sistema passou a ser de lagoas anaeróbio aeróbio, seguida de lagoa de sedimentação, resultando, dessa forma, na ampliação da eficiência do efluente tratado que retorna ao Rio Piracicaba, que é o corpo hídrico receptor - padrão de qualidade compatível com os níveis determinados pelas Legislações Ambientais vigentes.
A ETE Balsa está instada em área rural de Santa Bárbara d’Oeste, próxima do limite dos municípios de Americana e Limeira, à margem esquerda do Rio Piracicaba.
Investimento: R$ 3.619.752,18 (repasse da cobrança paulista pelo uso dos recursos hídricos – Agência PCJ) + R$ 1.804.177,92 (contrapartida DAE).