Alteração no abastecimento:
ATENÇÃO: Adutora rompida e alta temperatura poderão afetar abastecimento A adutora que abastece o centro...
Detalhes
ATENÇÃO: Adutora rompida e alta temperatura poderão afetar abastecimento A adutora que abastece o centro de reservação e distribuição de água localizado no Conjunto Habitacional Roberto Romano rompeu na madrugada deste domingo (24) e equipes do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste já se encontram no local para o reparo. Por conta disso, o abastecimento poderá ficar prejudicado no período da manhã deste domingo para os bairros Romano, Laudisse II, Rochelle I e II, Parque Olaria, Santa Alice, Recreio Alvorada e parte do Vista Alegre. A previsão de conclusão do conserto da tubulação é por volta do meio-dia. ALTA TEMPERATURA: O alto consumo de água provocado pelo forte calor neste final de semana deixou reservatórios do município com os níveis baixos e o abastecimento comprometido. Importante nesse momento é utilizar a água com responsabilidade. As Estações de Tratamento de Água passaram a trabalhar com as vazões máximas para atender a alta demanda, contudo, o consumo racional da água nesses dias de alta temperatura é essencial para amenizar a situação. Usar somente o necessário e evitar lavar veículos e quintais nesse momento. O DAE segue monitorando todo o sistema de abastecimento e solicita a compreensão da população. Os telefones para informações são 0800-770-3459 (ligação de fixo) e 3459-5910 (fixo e celular), atendimento todos os dias das 6 a meia-noite. DAE/SBO: 24.09.2023
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, em Santa Bárbara d’Oeste, teve sua capacidade ampliada em 8 vezes. A obra de ampliação e modernização da estação integra a meta de 100% do tratamento do esgoto no município.
A ETE Balsa tratava uma vazão de 20 litros por segundo (l/s) de esgotos, gerados por uma população em torno de 20.000 habitantes, sendo parte de moradores da Zona Leste de Santa Bárbara e parte da região do bairro da Balsa, em Americana, município que mantinha contrato do serviço com o DAE barbarense. As novas adaptações (Retrofit) na ETE Balsa determinaram uma nova concepção do tratamento, permitindo a estação tratar até 160 l/s.
Antes da obra sua concepção era sistema de lagoas anaeróbio facultativo. Com a conclusão da obra, o sistema passou a ser de lagoas anaeróbio aeróbio, seguida de lagoa de sedimentação, resultando, dessa forma, na ampliação da eficiência do efluente tratado que retorna ao Rio Piracicaba, que é o corpo hídrico receptor - padrão de qualidade compatível com os níveis determinados pelas Legislações Ambientais vigentes.
A ETE Balsa está instada em área rural de Santa Bárbara d’Oeste, próxima do limite dos municípios de Americana e Limeira, à margem esquerda do Rio Piracicaba.
Investimento: R$ 3.619.752,18 (repasse da cobrança paulista pelo uso dos recursos hídricos – Agência PCJ) + R$ 1.804.177,92 (contrapartida DAE).