Alteração no abastecimento:
ATENÇÃO: Adutora rompida e alta temperatura poderão afetar abastecimento A adutora que abastece o centro...
Detalhes
ATENÇÃO: Adutora rompida e alta temperatura poderão afetar abastecimento A adutora que abastece o centro de reservação e distribuição de água localizado no Conjunto Habitacional Roberto Romano rompeu na madrugada deste domingo (24) e equipes do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste já se encontram no local para o reparo. Por conta disso, o abastecimento poderá ficar prejudicado no período da manhã deste domingo para os bairros Romano, Laudisse II, Rochelle I e II, Parque Olaria, Santa Alice, Recreio Alvorada e parte do Vista Alegre. A previsão de conclusão do conserto da tubulação é por volta do meio-dia. ALTA TEMPERATURA: O alto consumo de água provocado pelo forte calor neste final de semana deixou reservatórios do município com os níveis baixos e o abastecimento comprometido. Importante nesse momento é utilizar a água com responsabilidade. As Estações de Tratamento de Água passaram a trabalhar com as vazões máximas para atender a alta demanda, contudo, o consumo racional da água nesses dias de alta temperatura é essencial para amenizar a situação. Usar somente o necessário e evitar lavar veículos e quintais nesse momento. O DAE segue monitorando todo o sistema de abastecimento e solicita a compreensão da população. Os telefones para informações são 0800-770-3459 (ligação de fixo) e 3459-5910 (fixo e celular), atendimento todos os dias das 6 a meia-noite. DAE/SBO: 24.09.2023
Ampliação da ETE Balsa segue em obras pelo DAE de S.Bárbara
18/04/2019
Inserida nas diversas melhorias no sistema de esgotamento sanitário que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realiza, e dentro do planejamento de expansão desse importante sistema no município, a obra de ampliação, modernização e readequação (Retrofit) das instalações da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Balsa – avança nas construções de novos tanques e nas estruturas civis. O investimento, na ordem de R$ 5,4 milhões, entre repasse do governo estadual e contra partida da autarquia, vai ampliar em 700% a capacidade desta que é uma das principais ETEs do município.
Atualmente a estação trata uma vazão média de 20 l/s (litros por segundo) e poderá ampliar essa vazão em até 160 l/s com a obra. As quatro lagoas que atuam no atual sistema de tratamento da ETE Balsa passarão por readequações que resultarão na melhora da remoção de matéria orgânica presente no esgoto bruto, aumentando, dessa forma, a eficiência no tratamento final do esgoto que é despejado no Rio Piracicaba - corpo receptor desse efluente tratado - conforme determina as leis ambientais vigentes.
Em sua concepção atual, a ETE Balsa trabalha com sistema anaeróbio seguido de facultativo (sistema australiano). Com o Retrofit, o sistema migrará para o anaeróbio-aeróbio seguido de lagoa de sedimentação, que consiste nas instalações de equipamentos sopradores de oxigênio e, com isso, aumentando a comunidade de bactérias que se degradam do esgoto aerobiamente, tendo como resultado uma evolução na eficiência.
A obra compreende ainda a substituição das estruturas do tratamento preliminar, na chegada do esgoto bruto, e do tanque de contato, fase final do tratamento, onde o esgoto já tratado recebe a desinfecção antes de ser descartado. Ao final da obra, a ETE Balsa estará preparada para atender parte do esgoto gerado na bacia do Córrego Barrocão, por meio de uma nova Estação Elevatória que segue na fase de elaboração do projeto pela equipe técnica do DAE.
Recentemente foi entregue ao município a nova ETE Toledos II e segue também em construção a ETE Barrocão, as quais, em conjunto com as ETEs em atividades, estarão tratando 100% do esgoto em Santa Bárbara d’Oeste até o ano de 2020. A Estação de Tratamento de Esgoto Balsa se localiza em área rural, próxima da Estrada da Balsa, na margem esquerda do Rio Piracicaba. A obra deve ser entregue no início de 2020.
DAE/SBO: 18.04.19.