DAE produz mais de mil mudas de árvores por mês

19/10/2023

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, trabalha intensamente com educação ambiental e preservação dos mananciais, ações que envolvem diretamente plantios de mudas de árvores nas matas ciliares. Com média de 1.100 mudas por mês, a produção de janeiro de 2022 a setembro de 2023 soma 23.071 novas plantas de 84 espécies nativas de ocorrência regional.

Cultivadas no CESB – (Centro Ecológico de Santa Bárbara), localizado no bairro São Joaquim, as mudas têm como principal função a manutenção da biodiversidade do município, em especial o reflorestamento e restauração das funções ecológicas das matas ciliares existentes em torno das três represas de abastecimento de Santa Bárbara, Areia Branca, São Luiz e de Cillo. O CESB conta com toda estrutura e espaço adequado para o crescimento e desenvolvimento das mudas.

Além das matas, as áreas de nascentes dos mananciais também recebem a proteção com plantio das árvores produzidas pelo DAE. A área de cobertura vegetal nas represas soma mais de 30 km de extensão. A previsão é plantar mais de 250 mil árvores nas matas ciliares e nascentes nos próximos anos.

Em parceria com a Prefeitura, a Autarquia atua com o programa “Águas Bárbaras”, onde estão inseridos os projetos Bacia Caipira, Gota d’Água, Jacarandás Educador e Semeando Água, este último com atividades no próprio CESB, onde alunos plantam sementes de árvores nativas.

DAE/SBO: 19.10.2023