Denunciar desperdício

DAE de Santa Bárbara instala nova “sala de situação” para monitoramento

DAE de Santa Bárbara instala nova “sala de situação” para monitoramento

09/01/2024

Os monitoramentos remotos no sistema de abastecimento de água e de segurança patrimonial do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste estão ganhando um novo e amplo espaço denominado de “sala de situação”, onde o gerenciamento de forma simultânea dos níveis dos reservatórios do município e da segurança dos prédios passa a ser operado com novos e modernos equipamentos. Grandezas como vazões e níveis poderão ser monitorados e registrados em um banco de dados, o que possibilitará estudos para melhoria contínua e para resolução de problemas com mais assertividade.

 

Construída anexa à Estação de Tratamento de Água – ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, a sala de situação da Autarquia trata da automação, monitoramento e controle em tempo real de reservatórios e elevatórias de água por telemetria com comunicação via rádio, além da vigilância por câmeras de segurança instaladas nos locais de responsabilidade do DAE barbarense, como os reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, elevatórias, captação de água bruta (Represinha), sede administrativa e Centro Operacional – Garagem.

 

“Este é mais um passo na busca de inovação de processos completamente alinhados com as diretrizes passadas pelo prefeito Rafael Piovezan. Juntamos várias ferramentas tecnológicas, informações, know-how em processos de Saneamento Básico e colocaremos tudo isso a favor da qualidade de vida da população barbarense”, comentou o diretor-superintendente, Laerson Andia Júnior. “Com certeza, nossa gestão de recursos será ainda mais forte na busca de melhores resultados para o DAE e para o município. Agradeço a todos pelo trabalho em mais esta importante ação que trará novos avanços para o DAE”, completou.

 

A nova sala de situação, além de toda climatizada, é dotada de monitores e computadores que permitem às equipes de operadores de telemetria e de vigias supervisionarem e comandarem de forma automática e unificada o funcionamento desses sistemas, uma vez que está em implantação outro sistema para monitorar a integridade de perímetro das estações de operação, uma opção a mais que possibilitará a vigilância patrimonial identificar a presença de estranhos na área monitorada, reforçando assim a segurança no abastecimento de água do município, das instalações e principalmente dos nossos funcionários.

 

DAE/SBO: 09.01.2024

Galeria de fotos