DAE de S. Bárbara inicia atividades no Projeto Bacia Caipira 2022

28/04/2022
Com o tema “Água, áreas naturais e saúde: É dando que se recebe”, o Programa de Educação Ambiental Bacia Caipira 2022 deu início às atividades nesta quarta-feira (27) com participação de grupos da terceira idade de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba. A equipe da Diretoria de Gestão Ambiental do DAE (Departamento de Água e Esgoto) barbarense participou da coordenação do evento que ocorreu no Jardim Botânico de Piracicaba. Lançado em 2018, o Programa Bacia Caipira retoma após dois anos paralisados por conta da pandemia. Com o objetivo de promover integração, vivências e diálogos com focos na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida, o programa consiste na seleção de dois grupos da terceira idade, sendo um de Santa Bárbara e um de Piracicaba, que participarão das atividades ambientais em três encontros durante o ano. Nesta retomada, os grupos participantes são o Grupo Girassol, de Santa Bárbara d’Oeste, e o Grupo Estação do Idoso José Nassif, de Piracicaba, que, na ocasião deste primeiro encontro, os cerca de 50 idosos presentes conheceram o Jardim Botânico de Piracicaba, sua importância para a conservação da flora e fauna regional, para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e educação ambiental e para a proteção dos mananciais, além de ser uma opção de lazer e contato com a natureza. O Jardim Botânico de Piracicaba possui três núcleos, sendo que o núcleo visitado fica no Bairro Santa Rita, ao lado do Viveiro Municipal, onde os idosos puderam conhecer também o processo de produção de mudas arbóreas para arborização urbana e reflorestamento das matas ciliares. O Programa Bacia Caipira é fruto da parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste e o DAE barbarense. Os próximos encontros estão programados para acontecerem na Estação Experimental de Tupi/Horto Florestal, em junho, e no sitio Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara, no mês de setembro. DAE/SBO: 28.04.2022.