Programa “Bacia Caipira” participa das comemorações da “Semana da Árvore”

18/09/2019
A Prefeitura e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Diretoria de Gestão Ambiental, respectivamente, realizaram atividades de caráter ambiental com grupos da terceira idade na cidade de Piracicaba, nesta quarta-feira (18). É o terceiro encontro do grupo no ano que marcou as comemorações do Dia da Árvore (21 de setembro), que é celebrado com diversas atividades de educação ambiental durante uma semana no município. São convidados para participarem do “Bacia Caipira” dois grupos da terceira idade, sendo um de Piracicaba e outro de Santa Bárbara d’Oeste. Este ano participam o grupo piracicabano “Estação do Bairro Paulista” e o grupo barbarense “Primavera”, do bairro Mollon. Essa parceria com o município vizinho teve início no ano passado e proporciona a integração, vivências e diálogos, sempre com foco na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida. Nas atividades desta quarta (3º encontro dos grupos este ano), os participantes realizaram uma visita monitorada por uma bióloga e uma engenheira agrônoma da Secretaria de Defesa do  Meio Ambiente de Piracicaba, no Viveiro Municipal, onde puderam conhecer um pouco melhor sobre as etapas da produção de mudas arbóreas, além da identificação das principais espécies vegetais utilizada na arborização urbana e na recomposição de matas ciliares da região. Os grupos também participaram de dinâmicas em grupo e receberam mudas de árvores nativas para plantarem em suas casas, bairros ou instituições. A parceria do Programa Bacia Caipira é composta pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo, o DAE barbarense e os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara. Além do encontro em Piracicaba, os grupos já visitaram este ano a Estação Experimental de Tupi – conhecida como Horto Florestal -, o NEA (Núcleo de Educação Ambiental), no bairro Caiubi, e o sítio de propriedade do índio Rosivaldo dos Santos, localizado no bairro Cruzeiro do Sul. A Semana da Árvore envolve, além dos grupos da Terceira Idade, os alunos da Rede Municipal de Ensino, munícipes e ambientalistas. Aberta na segunda-feira (16), a semana conta com atividades que seguem até sábado (21). Confira a sequência da programação: Quinta, dia 19: -“Jacarandás Educador”, no parque dos Jacarandás, no Mollon, com alunos do Ciep “Padre Victório Freguglia”. Dentre as atividades no dia, haverá plantios de árvores nativas da região no local. Sexta, dia 20: - Plantio de 300 mudas de árvores nativas em nascentes do Vale do Comanche e demais atividades ambientais com alunos da Emefei “Anália de Lucca Furlan”; - Passeata educativa contra o mosquito Aedes aegypti, com alunos do Caic “Irmã Dulce”; - Atividades no Viveiro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, com profissionais da Rede Municipal de Educação e ambientalistas, através da parceria da Esalq/USP e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/Unicamp. Sábado, dia 21: - Plantio de 20 mudas de flamboyants, no caminho dos Flamboyants; - Distribuição de sementes de ipê amarelo e 20 mudas entre oiti e ipê amarelo para plantio. DAE/SBO: 18.09.19. fotos: Felipe Augusto Gasparotto.