ETE Barrocão opera de forma efetiva e garante 100% de esgoto tratado em S.Bárbara

04/02/2021
Após todas as etapas de testes realizadas nos últimos meses, onde todos os equipamentos foram colocados em funcionamento, a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Barrocão passou a operar de forma efetiva na segunda-feira (1), garantindo o tratamento de 100% de esgoto em Santa Bárbara d’Oeste.

Com investimento da ordem de R$ 17,7 milhões, a obra foi concluída no final de 2020 e representa um salto significativo em qualidade de vida para o barbarense. Depois de décadas, finalmente o córrego Barrocão deixou de receber esgoto de parte da cidade.

Os desafios para que a cidade alcançasse 100% de esgoto tratado começaram em 2013. Na ocasião, o Município de Santa Bárbara d’Oeste iniciou a busca de recursos para a construção da ETE Toledos II, maior obra de saneamento da história da cidade e da ETE Barrocão, segunda maior obra de saneamento da história da cidade.

As duas novas estações, concluídas respectivamente no início de 2019 e no fim de 2020, e a ampliação em oito vezes da ETE Balsa, concluída em junho de 2020, quebram mais um tabu em Santa Bárbara d’Oeste, com o alcance dos 100% de tratamento de todo esgoto coletado. Índice que amplia as melhorias na qualidade da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, que é o corpo hídrico receptor dos esgotos devidamente tratados no território barbarense.

“A ETE Barrocão passou por testes nos últimos meses, em todo o seu sistema. Com isso pudemos dar o terceiro e último passo para ter 100% do esgoto tratado em nosso Município. Santa Bárbara d’Oeste passa a integrar um seleto rol de Municípios do Brasil que alcançaram este objetivo. Compromisso assumido junto com o ex-prefeito Denis Andia e que conseguimos entregar agora em nosso mandato. É importante salientar que a questão de tratamento de esgoto envolve desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, qualidade de vida e saúde pública. É um novo tempo para Santa Bárbara d’Oeste. Um tempo de inovação”, disse o prefeito Rafael Piovezan.

“Tenho a honra de participar desse momento histórico da cidade e orgulho de fazer parte deste time do DAE. O início das operações da ETE Barrocão marca a trajetória de um trabalho sério que o nosso prefeito Rafael Piovezan realizou quando esteve à frente do Departamento. Além de atingir a meta dos 100% de tratamento de esgoto, teremos a oportunidade de desativar as ETEs dos bairros Nova Conquista e do Joias de Santa Bárbara, atendendo reivindicação dos moradores”, acrescentou o diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Júnior.

Com capacidade para atender cerca de 60 mil habitantes, e com projeção futura de ampliação, a ETE Barrocão recebe o efluente gerado de parte da Zona Leste inserida na Bacia do Córrego Barrocão, que conta com o afastamento do esgoto até a estação via interceptor. A ETE se localiza na Estrada da Cachoeira, margem esquerda do córrego Barrocão e do Rio Piracicaba.

Responsável: (Imprensa/Prefeitura)