Dia das Aves: monitoramento registra 236 espécies em Santa Bárbara

05/10/2023

Observadores já flagraram azulão (Cyanoloxia brissonii), espécie considerada ameaçada de extinção, e recentemente urubu-rei (Sarcoramphus papa), espécie rara

Dia 5 de outubro é Dia das Aves. Em Santa Bárbara d’Oeste há cinco anos é realizado um trabalho de monitoramento da fauna silvestre em diversos pontos da área rural, remanescentes florestais e até mesmo nos parques urbanos. Realizado por técnicos da Prefeitura e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), foram registradas 236 espécies de aves no período.

Por Santa Bárbara d’Oeste estar localizada no bioma Mata Atlântica, um dos biomas com maior biodiversidade de plantas e animais do mundo, é possível observar uma rica variedade de aves. Algumas espécies são facilmente encontradas até mesmo na área urbana, como o bem-te-vi, o joão-de-barro, o quero-quero, o sanhaço-cinzento e o beija-flor-tesoura. Outras aves também frequentam o Município, como é o caso da garça-azul, o tuiuiú, o colhereiro, o beija-flor-de-bico-curvo e a anhuma.

Como forma de envolver e sensibilizar a população para o importante papel que as aves desempenham nos ecossistemas, em setembro de 2020 foi criado um projeto de Birdwatching (observação de aves em inglês), chamado Aves de Santa Bárbara (@avesdesbo), que realiza encontros mensais, aos domingos, nos Parques Urbanos mantidos pela Prefeitura.

A iniciativa é gratuita e inclusiva e proporciona aos participantes o contato direto com o ambiente natural e diversas espécies da fauna de Santa Bárbara, reunindo grande número de participantes assíduos e sempre há novos interessados se juntando ao grupo de observadores. A população também pode registrar as aves da cidade e postar no site Wikiaves - A Enciclopédia das Aves do Brasil (www.wikiaves.com.br). De acordo com o portal, diversos observadores já flagraram 280 espécies de aves em Santa Bárbara.

A mais recente “descoberta” feita por um observador do grupo Aves de Santa Bárbara foi o urubu-rei, flagrado em agosto deste ano em um remanescente florestal do Município, o Vale do Comanche. Alguns outros flagrantes surpreenderam a equipe, como foi o caso do jacuguaçu (Penelope obscura) e o talha-mar (Rynchops niger), flagrados nas margens da represa Areia Branca, e o azulão (Cyanoloxia brissonii), uma espécie considerada ameaçada de extinção.

Publicação científica

Recentemente, os resultados do primeiro ano da iniciativa foram publicados em um periódico acadêmico, a Revista Brasileira de Educação Ambiental. O artigo intitulado “Aves de Santa Bárbara: um ano de experiência de oficinas de birdwatching em parques urbanos” foi escrito por dois dos idealizadores do projeto, os biólogos Matheus Janoto e Luiz Eduardo Chimello de Oliveira. Trata-se de primeira publicação científica sobre o assunto no município. O artigo completo está disponível no link https://linktr.ee/prefeiturasbo

Educação Ambiental

Nesta quinta-feira (5) alunos do 4º ano do CIEP “Padre Victório Freguglia”, localizado na Vila Pântano, participarão de um bate papo sobre as aves do Município com a Chefe de Divisão de Educação Ambiental do DAE e observadora de aves, Mônica Tortelli. A explanação aconteceu no CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara).

Birdwatching

Para vivenciar o Birdwatching, o próximo encontro será no dia 22 deste mês, às 7 horas, no Parque dos Jacarandás, localizado na Rua do Estanho, s/nº, no Mollon. A participação é gratuita e não requer equipamento especializado. A pessoa interessada que tiver e quiser pode levar binóculos, câmeras e cadernos de anotações. Mais informações da agenda do grupo estão disponíveis no perfil do Instagram @avesdesbo

Créditos Fotos Site:

1 - Azulão (Cyanoloxia brissonii) de Luiz Eduardo Chimello de Oliveira