DAE/SBO e SEMAE/Piracicaba realizam o projeto “Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias”

22/03/2018

Hoje (22), Dia Mundial da Água, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste, a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba e o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d´Oeste idealizaram a “Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias”, projeto que realizou atividades simultâneas entre as duas cidades para comorar a data.

Em Santa Bárbara, no período da manhã, no Bairro Pinheirinho, foram plantadas 70 mudas de diversas espécies nativas com os Grupos da Terceira Idade “Alegria da Viver” e “Esperança”, do bairro Cidade Nova.

Ao mesmo tempo, na Estação Experimental do bairro Tupi, em Piracicaba, o Grupo da Terceira Idade “Estação Idoso José Nassif” também realizou plantio de 70 mudas de diversas espécies nativas.

Na visão do vice-prefeito e diretor superintendente da autarquia, Rafael Piovezan, “o DAE tem uma grande missão iniciada com a nossa Administração, que é recompor e enriquecer as nossas matas ciliares. É um trabalho que envolve muitas pessoas, que exige que a Administração Direta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o DAE, trabalhem juntos para ampliar a proteção dos nossos mananciais. Desde o início do governo, o Prefeito Denis Andia tem como foco principal o investimento em áreas como a Saúde e preservar nossas represas é cuidar da qualidade da água que chega as pessoas. Nosso foco é esse, investir em ações de saneamento garantindo que as pessoas tenham qualidade de vida”.

Os plantios ocorreram nas matas ciliares às margens do Rio Piracicaba, manancial de importância histórica, ambiental, econômica e cultural para ambos os municípios, portanto essas ações conjuntas visam valorizar e resgatar a importância desse rio, e a relação desses dois municípios na bacia do Piracicaba e suas histórias. As atividades contaram com a participação do historiador Antonio Carlos Angolini e de Rosivaldo dos Santos, sitiante que cedeu espaço para a realização do plantio.

DAE/SBO: 22/03/2018