DAE realiza simulado com participação de moradores do Jardim Conceição

30/10/2023

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, na manhã do sábado (28), um simulado de evacuação de emergência do Plano de Segurança de Barragens no Jardim Conceição. Procedimentos reais em situação de provável enchente foram aplicados junto aos moradores do bairro que margeia o Ribeirão dos Toledos. A medida integra o PAE – Plano de Ação de Emergência.

Sirenes foram acionadas a fim de alertar para o estado de atenção na ocorrência de um possível rompimento de barragem de uma das represas de abastecimento de água do município, as quais pertencem à bacia do Ribeirão dos Toledos. Veículos oficiais da Defesa Civil e do DAE percorreram ruas do bairro chamando os moradores para seguirem a rota de fuga até o ponto de encontro, identificados por placas. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção Social.

No ponto de encontro os moradores receberam explicações e orientações sobre o simulado pelo diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Júnior, que agradeceu a colaboração da população e parabenizou os envolvidos na ação.

“Agradeço a colaboração de todos que contribuíram para o sucesso desta simulação. Acredito que detectamos muitos pontos para melhorar ainda mais o nosso plano e seus procedimentos. O aprendizado foi pleno para todos. Embora os cuidados com os nossos barramentos estejam rigorosamente em dia, demos um passo importante na preparação das pessoas para o enfrentamento de uma hipotética situação de enchente severa. Para o próximo ano, repetiremos o exercício em outro bairro. Quando a força pública está alinhada com a população, o sucesso é de todos”, comentou Laerson.

A instalação das placas de sinalização e orientação nas áreas próximas às margens do Ribeirão dos Toledos atendeu o cumprimento à Lei Federal nº 12.334/2010 e às diretrizes da Portaria nº 1634/2021 do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Governo do Estado de São Paulo.

DAE/SBO: 30.10.2023