Denunciar desperdício

DAE promove treinamento de segurança para o trabalho em altura

11/09/2015
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do setor de Segurança no Trabalho, realizou na semana passada um treinamento de trabalho em altura para os funcionários dos setores Operacional e Administrativo, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.  A capacitação atende a Norma Regulamentadora NR35, que define “trabalho em altura como sendo toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda”.
O curso, que aconteceu de 1º a 4 de setembro, teve a finalidade de orientar o servidor para a prática de segurança e os procedimentos para a execução dos trabalhos em altura, através dos conteúdos práticos e teóricos. Divididos em duas turmas, participaram do treinamento os funcionários da construção civil, manutenções em reservatórios, redes de água e esgoto e mecânicos de bomba, além de alguns que atuam na Estação de Tratamento de Esgoto Toledos I e na sede administrativa.
Na ocasião foram abordados temas como, normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
Na sequência, os supervisores das equipes que realizam este tipo de tarefa, receberam o treinamento de resgate e salvamento em altura. As partes práticas dos cursos foram realizadas nas dependências da ETA IV, estação de tratamento de água localizada no Jardim Souza Queiroz, as aulas teóricas foram passadas aos servidores no Centro de Treinamento “Bepe Machado”, na garagem do DAE.