DAE participa do 2º encontro do projeto Bacia Caipira

26/06/2018
Na manhã desta terça-feira (26), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do seu setor de Divisão de Educação Ambiental, participou do 2º encontro do projeto lançado em março deste ano visando à integração entre os municípios de Piracicaba e Santa Bárbara, inseridos na Bacia do Rio Piracicaba, denominado de projeto “Bacia Caipira: seguindo as água e trazendo histórias”. O local escolhido foi o horto do Distrito de Tupi, que abriga a Estação Experimental de Tupi e preserva uma área de conservação ambiental de grande importância ecológica para essa Bacia. A funcionária do DAE, e responsável pelo setor, Mônica Tortelli, comentou que a atividade nesse encontro foi muito produtiva. “Conhecemos o horto através de uma caminhada numa trilha ecológica e observamos a riqueza na conservação ambiental do local, que abriga várias espécies de pássaros e árvores. Agregamos conhecimento e compartilhamos com o município vizinho”. O projeto é um fruto da parceria entre o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e as Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba através das respectivas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, SEMAE/Piracicaba e o DAE barbarense. Nesse encontro, os visitantes conheceram a história do horto contada pelo historiador Antonio Carlos Angolini e uma aula sobre a fauna e flora do ambiente pelo biólogo Valdir Felipe. O primeiro encontro, que aconteceu em março, foi realizado plantio nos bairros Cruzeiro do Sul e Pinheirinho, em Santa Bárbara, por serem banhados pelo Rio Piracicaba e têm características rurais, e sua população tem vínculo direto com esse importante rio. Na sequência, o encontro será em Piracicaba, com a visitação ao Museu da Água, Engenho Central e uma trilha educativa do rio. No total são quatro encontros, sendo o último em terras barbarenses. Foto: Mônica Tortelli. DAE/SBO: 26.06.18.