Alteração no abastecimento:
ATENÇÃO: Adutora rompida e alta temperatura poderão afetar abastecimento A adutora que abastece o centro...
Detalhes
ATENÇÃO: Adutora rompida e alta temperatura poderão afetar abastecimento A adutora que abastece o centro de reservação e distribuição de água localizado no Conjunto Habitacional Roberto Romano rompeu na madrugada deste domingo (24) e equipes do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste já se encontram no local para o reparo. Por conta disso, o abastecimento poderá ficar prejudicado no período da manhã deste domingo para os bairros Romano, Laudisse II, Rochelle I e II, Parque Olaria, Santa Alice, Recreio Alvorada e parte do Vista Alegre. A previsão de conclusão do conserto da tubulação é por volta do meio-dia. ALTA TEMPERATURA: O alto consumo de água provocado pelo forte calor neste final de semana deixou reservatórios do município com os níveis baixos e o abastecimento comprometido. Importante nesse momento é utilizar a água com responsabilidade. As Estações de Tratamento de Água passaram a trabalhar com as vazões máximas para atender a alta demanda, contudo, o consumo racional da água nesses dias de alta temperatura é essencial para amenizar a situação. Usar somente o necessário e evitar lavar veículos e quintais nesse momento. O DAE segue monitorando todo o sistema de abastecimento e solicita a compreensão da população. Os telefones para informações são 0800-770-3459 (ligação de fixo) e 3459-5910 (fixo e celular), atendimento todos os dias das 6 a meia-noite. DAE/SBO: 24.09.2023
DAE finaliza mais uma etapa da ampliação da ETA IV
28/02/2018
A obra de ampliação do sistema da Estação de Tratamento de Água – ETA IV -, que vai beneficiar com mais água tratada a zona leste e os bairros do entorno da estação, que se localiza no Jardim Souza Queiroz, teve mais uma etapa concluída pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste.
Nesta quarta-feira (28) foi encerrada a interligação da nova adutora de água bruta que vai permitir aumentar a capacidade de tratamento da ETA IV, passando dos atuais 370 l/s (litros por segundo) para até 840 l/s. A adutora, que tem 900 mm de diâmetro, foi instalada entre os meses de abril e outubro do ano passado, em um percurso de 4 km, partindo da Estação Elevatória Santa Alice, conhecida como Represinha, até a ETA IV.
Contudo, para que a tubulação possa entrar em operação, o DAE segue com outra obra no município, a ampliação da Represinha, que é o ponto de captação e adução de água bruta dos mananciais. Nesse ponto serão instalados dois potentes conjuntos motobombas e modernos equipamentos. As duas grandes obras (ETA IV e Represinha) somam mais de R$ 18 milhões em investimentos, entre repasses do governo federal e recursos próprios do DAE.
Além de ampliar o tratamento de água, a obra na ETA IV vai aumentar também a capacidade de reservação de água tratada, com três novos reservatórios já construídos e em fase de conclusão da parte hidráulica. Mais duas novas adutoras de água tratada integram a obra e se encontram instaladas, sendo uma já abastecendo o reservatório do Trinta e Um de Março, e outra para o Jardim Amélia, na zona leste, onde um dos três novos reservatórios foi construído. No total, serão mais 3 milhões de litros de água disponível para esse sistema.
DAE/SBO: 28.02.18.