“Bacia Caipira” realiza 2º encontro em sítio em S. Bárbara

28/06/2019

Fruto da parceria entre o Instituo Florestal do Estado de São Paulo, os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) barbarense, o programa de educação ambiental denominado de “Bacia Caipira” realizou a sua segunda atividade na quarta-feira (26) em um sítio no bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara.

Com o tema “valorizando o ambiente e cuidando da saúde”, o programa deste ano tem participação dos grupos da Terceira Idade: Primavera, de Santa Bárbara d’Oeste, e Estação do Idoso José Nassif, de Piracicaba. O objetivo do “Bacia Caipira” é promover integração, vivências e diálogos com focos na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida.

O 2º encontro ocorreu no sítio de propriedade do índio Rosivaldo dos Santos, que todo ano colabora com as atividades do programa. No local, os grupos interagiram com diversos tipos de árvores que compõem um fragmento remanescente de Mata Atlântica, através de uma trilha. A visita também proporcionou aos idosos conhecimentos e curiosidades relacionadas às diversas plantas medicinais que Rosivaldo cultiva em seu sítio, explicando as funções de cada uma e seus benefícios à saúde.

O “Bacia Caipira” foi lançado no ano passado e compreende três encontros ao longo do ano e, a cada ano, são escolhidos os grupos pelas duas cidades que irão acompanhar todo o conteúdo nesse período. A primeira atividade desta segunda edição do programa aconteceu na Estação Experimental de Tupi, conhecida como Horto de Tupi, no dia 26 de março deste ano. O próximo e último encontro já tem data marcada, no dia 24 de setembro, e será no Viveiro Municipal de Piracicaba.

DAE/SBO: 28/06/2019