Bacia Caipira encerra atividades da Semana da Água

26/03/2019

Rodas de conversa, trilhas interativas com foco na relação entre floresta, água e saúde e dinâmicas de sensibilização com a fauna e flora. Foram com estas atividades que os grupos da Terceira Idade “Primavera” e “Estação do Idoso José Nassif” participaram nesta terça-feira (26) do programa Bacia Caipira, no Horto Florestal de Tupi. A ação encerrou a programação da Semana da Água, realizada pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e DAE (Departamento de Água e Esgoto).

O programa “Bacia Caipira: valorizando o ambiente e cuidando da saúde”, fruto das parcerias entre os municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e Secretaria de Meio Ambiente do Estado, oferece contato mais aprofundado com o Meio Ambiente, por meio de interações no Horto Florestal, onde a Mata Atlântica permanece preservada.

Durante a roda de conversa, os grupos receberam a “visita” inusitada do peixe curimbatá, proposta de atividade lúdica que buscou, junto aos participantes, resgatar memórias sobre o início de algumas colônias da região, das quais muitos dos participantes disseram recordar.

O ecoturismo realizado com a trilha, além de buscar aguçar os cinco sentidos humanos, também trabalhou a importância histórica e cultural que vincula as duas cidades. Como forma de impulso a uma vida com mais saúde, os integrantes dos grupos levaram consigo mudas de árvores nativas para plantio, como parte da oficina denominada “ROSA”, por meio da qual foram incentivados para que ao longo do ano, a partir de vivências e reflexões (R), comecem a observar a realidade socioambiental que o cerca (O), sonhando e buscando elaborar propostas de intervenção socioambiental (S), e ajam para cumprir e implementar estas propostas (A).

Atividades em S.Bárbara

A abertura da Semana da Água aconteceu no dia 18, no Parque dos Jacarandás, com o projeto “Jacarandás Educador”, para o público infantil. Durante toda a programação, diversos públicos de setores distintos como escolas municipais de ensino infantil, grupos de Terceira Idade, escola de ensino profissionalizante e grupos regulamentadores participaram da Semana da Água, que ao total estima-se que tenha alcançado mais de 500 pessoas.

DAE/SBO: 26/03/2019