Denunciar desperdício

Avançam as obras dos novos reservatórios de água para a zona leste

04/07/2019

Os quatro novos reservatórios que estão em construção na zona leste seguem com as obras avançadas pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste. Os trabalhos acontecem conjuntamente nos pontos de distribuição de água localizados no Jardim das Palmeiras (1 reservatório elevado de 250 m³), no Jardim Santa Rosa (1 reservatório elevado de 250 m³ + 1 reservatório apoiado de 2.500 m³) e na Cidade Nova (1 reservatório elevado de 250 m³). Os quatro somarão mais 3,250 milhões de litros de água tratada para essa região do município, com investimento de R$ 4.897.022,77.

Nesta quinta-feira (4), a base de sustentação do reservatório elevado do Jardim Santa Rosa recebeu a concretagem do terceiro e último lance de pilares de concreto armado. Os três novos reservatórios elevados foram projetados no mesmo modelo padrão de outros em atividades em diferentes centros de distribuição de água na cidade, ou seja, as estruturas compreendem um tanque de fibra de vidro no formato cilíndrico instalado sobre a base de concreto, totalizando uma altura de 15 metros. Já o apoiado, com capacidade de 2.500 m³ de água, o formato consiste numa caixa quadrada de concreto.

Os reservatórios integram a obra da 2ª etapa de ampliação do sistema ETA IV (Estação de Tratamento de Água), localizada no Jardim Souza Queiroz. Essa etapa é composta por sete frentes de trabalhos, que inclui as obras em fase de licitação: setorizações na distribuição de água nos bairros Cidade Nova, Mollon, Jardim Amélia e Jardim Europa, uma nova adutora para o sistema Jardim Amélia/ Jardim das Palmeiras e, por fim, uma adutora para o sistema Jardim das Palmeiras/ Jardim Europa. No total, os investimentos somam R$ 15.398.747,94, entre repasse do governo federal e contrapartida DAE.

A primeira etapa da obra foi concluída no ano passado e contemplou também a zona leste do município com novos reservatórios que disponibilizaram mais 3 milhões de litros de água tratada, além de três novas adutoras.

Ainda com melhorias para essa região, a autarquia iniciará nos próximos meses a substituição do trecho crítico da antiga adutora que abastece a zona leste. A medida irá minimizar consideravelmente problemas com o desabastecimento por conta de seguidos rompimentos nessa tubulação.

DAE/SBO: 04.07.19.