Denunciar desperdício

ETE Balsa - Retrofit

ETE Balsa - Retrofit

08/08/2019

OBRA CONCLUÍDA EM JUNHO 2020

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, em Santa Bárbara d’Oeste, teve sua capacidade ampliada em 8 vezes. A obra de ampliação e modernização da estação integra a meta de 100% do tratamento do esgoto no município.

A ETE Balsa tratava uma vazão de 20 litros por segundo (l/s) de esgotos, gerados por uma população em torno de 20.000 habitantes, sendo parte de moradores da Zona Leste de Santa Bárbara e parte da região do bairro da Balsa, em Americana, município que mantinha contrato do serviço com o DAE barbarense. As novas adaptações (Retrofit) na ETE Balsa determinaram uma nova concepção do tratamento, permitindo a estação tratar até 160 l/s.

Antes da obra sua concepção era sistema de lagoas anaeróbio facultativo. Com a conclusão da obra, o sistema passou a ser de lagoas anaeróbio aeróbio, seguida de lagoa de sedimentação, resultando, dessa forma, na ampliação da eficiência do efluente tratado que retorna ao Rio Piracicaba, que é o corpo hídrico receptor -  padrão de qualidade compatível com os níveis determinados pelas Legislações Ambientais vigentes.

A ETE Balsa está instada em área rural de Santa Bárbara d’Oeste, próxima do limite dos municípios de Americana e Limeira, à margem esquerda do Rio Piracicaba.

Investimento: R$ 3.619.752,18 (repasse da cobrança paulista pelo uso dos recursos hídricos – Agência PCJ) + R$ 1.804.177,92 (contrapartida DAE).

ento