Participantes de projeto fotográfico do Cedoc visitam ETA I
Notícias • Enviado em 16/02/2022

Na ocasião, o grupo foi monitorado pelo servidor do DAE, Felipe Augusto Gasparotto, que percorreu a ETA I e o Museu da Água, que fica nas dependências da estação, e explicou sobre o tratamento de água e esgoto no município, bem como os aspectos históricos da Autarquia barbarense, apresentando os equipamentos utilizados na época e os painéis de fotos antigas expostos no museu. Por fim, Gasparotto abordou o trabalho que o DAE realiza de preservação dos mananciais e das matas ciliares.
Inaugurada em 1941, a ETA I atua hoje como ponto de reservação e distribuição de água tratada via ETA II, localizada na Vila Aparecida, e toda sua estrutura da época é preservada pelo DAE. O Museu da Água foi inaugurado em 2008 com o objetivo de fomentar a conscientização e educação ambiental, além de permitir aos visitantes conhecer a evolução da água na cidade através de imagens, documentos históricos e equipamentos.
A ação do Cedoc, denominada como “Caminhos da História”, incluiu vários pontos históricos de Santa Bárbara d’Oeste, e teve como homenageado o saudoso fotógrafo barbarense Augusto Strazdin (1900 – 1986).
DAE/SBO: 16.02.2022.