
Desde o início deste mês, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste vem ampliando, renovando e substituindo equipamentos de proteção ao trabalhador, na ETA (Estação de Tratamento de Água) II, na Vila Aparecida, com o objetivo de aumentar a segurança dos funcionários do local.
Num primeiro momento, houve processo de identificação de danos, por meio dos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que detectaram alguns itens de segurança que necessitaram ser adequados à legislação vigente. Após essa identificação, se deu início às adequações e recuperações em escadas, corrimãos e guarda-corpos.
Alguns materiais puderam ser reformados enquanto outros precisaram ser substituídos por novos. Dentre os principais itens de segurança que foram readequados destaca-se a elevação dos guarda-corpos instalados no entorno dos tanques de tratamento da água, que passam a medir 1,30m, além de terem recebido reforço na estrutura, a fim de atender as condições de trabalho e garantir a segurança do servidor.
A ETA II também recebeu nova pintura, tanto na área externa quanto na interna, bem como teve os pisos internos reformados. O reservatório de água, conhecido como cálice, recebeu pintura no ano passado e, atualmente, a parte operacional passa por melhorias nos tanques de filtros, visando manter a qualidade da água tratada que é distribuída à população barbarense.
Desde 2013, a ETA II vem recebendo melhorias em sua estrutura civil, bem como na estrutura operacional da estação, buscando sempre estar em conformidade e atualizada com as novas tecnologias.
DAE/SBO: 01/08/2019