252 mil árvores serão plantadas nos próximos anos pelo DAE de S.Bárbara
Notícias • Enviado em 17/04/2019

O município de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Prefeitura e DAE (Departamento de Água e Esgoto), iniciou o plantio nas áreas de matas ciliares e de nascentes dos mananciais de abastecimento do município. A área total de recuperação soma 151,59 hectares, com plantios de árvores nativas totalizando mais de 252 mil mudas no final do projeto.
A Represa Areia Branca foi o ponto de partida para o plantio e já recebeu 8 mil novas mudas de árvores em uma área de mata ciliar de 5 hectares, que fica distante a mais de 4 km da sua barragem. Desde o mês de janeiro, essa área vem sendo preparada pela equipe de Divisão de Meio Ambiente do DAE, que há 15 dias deu início ao plantio das variadas espécies arbóreas nativas regionais, conforme legislação vigente e listagem disponibilizada pelo Instituto de Botânica, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. As mudas provêm de produção própria através do Viveiro Municipal, da aquisição de terceiros e da parceria com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ.
Além da Areia Branca, os estudos das áreas para os plantios contemplarão as matas da Represa São Luiz e áreas que abrangem as bacias do Córrego Barrocão, próximo do Rio Piracicaba, e do Córrego Santa Bárbara, no Vale do Comanche, próximo da antiga Usina Santa Bárbara. As áreas das represas responsáveis pelo abastecimento de água no município são prioritárias para a restauração ecológica e acompanhamento das funções biológicas.
Também está proposto um acompanhamento da fauna nessas regiões que envolvem a pesquisa da ictiofauna (peixes) existente nas represas, e o levantamento de animais vertebrados terrestres através de armadilhas automáticas de captura de imagens. Com isso, a autarquia poderá propor áreas prioritárias de recuperação, ou mesmo, que devem ser preservadas de maneira mais incisiva.
DAE/SBO: 17.04.19.