Programa Bacia Caipira participa das comemorações do Mês do Meio Ambiente

03/06/2022

O Mês do Meio Ambiente em Santa Bárbara d’Oeste teve início na quarta-feira (1) com diversas atividades voltadas à promoção de práticas de hábitos saudáveis que foram programadas para até o dia 30 deste mês pela Prefeitura e DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município. Nesta sexta-feira (3), o Programa Intermunicipal Bacia Caipira fez parte das ações com visita na Estação Experimental de Tupi, conhecida como Horto Florestal.

Os grupos da Terceira Idade Girassol, de Santa Bárbara, e Estação do Idoso José Nassif, de Piracicaba, participantes do Bacia Caipira deste ano, puderam desenvolver com os idosos rodas de conversa, trilhas interativas, dinâmicas e uma oficina de confecção de flores com papel filtro de café reutilizado através da interação com alunos da Escola Estadual Pedro de Melo, do Distrito de Tupi. O Programa Bacia Caipira tem o intuito de promover a Educação Ambiental entre grupos da Terceira Idade dos dois municípios.

Criado em 2018, por meio da parceria do Instituto Florestal do Estado de São Paulo com os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e o DAE barbarense, o Bacia Caipira trabalha este ano com o tema “Água, áreas naturais e saúde: É dando que se recebe”.

A programação do Mês do Meio Ambiente ocorre em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, segue neste final de semana com atividades no sábado (4) com a Campanha “Fumaça Preta”, das 9 às 11 horas, na Avenida Monte Castelo – entrada da cidade, junto à Fundação Romi – com orientações aos condutores de veículos a diesel, e também das 9 às 11 horas, o evento Green & Cleaning Denso – “Mãos que cuidam”, acontece no Parque dos Ipês.

Já no domingo, o curso de Birdwhatching, que é a prática de observação de aves visando conscientizar para questões relacionadas à proteção da fauna e do meio ambiente, ocorre no Parque dos Ipês, das 7 às 10 horas, aberto à população. A programação completa do Mês do Meio Ambiente pode ser consultada no site da Prefeitura: www.santabarbara.sp.gov.br.

Fotos: Felipe Augusto Gasparotto.

DAE/SBO: 03.06.2022.