Denunciar desperdício

DAE e Emílio Romi comemoram Dia da Água

22/03/2021

Nesta segunda-feira, 22 de março, o planeta celebra o Dia Internacional da Água e em comemoração o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste realiza um plantio simbólico às margens da Represa São Luiz, com sementes cultivadas pelos alunos da Escola Estadual Comendador Américo Emílio Romi.

O projeto, idealizado pelos professores Sérgio Luiz Farsura e Michely Wesoloski, faz parte da matéria eletiva “Refloresta” lecionada a cerca de 40 alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

O trabalho teve início no ano passado e os estudantes aprenderam como cultivar sementes, sendo que deste projeto vingaram cerca de 120 mudas de plantas nativas extraídas de modelos que estavam presentes na própria escola. A proposta inicial era que os alunos também realizassem o plantio, porém, devido à atual situação de pandemia, esta atividade não pode ser realizada pelos estudantes, ficando a cargo do próprio DAE.

O DAE barbarense apoiou o estudo e forneceu vários insumos para o êxito do projeto. A Chefe de Divisão de Educação Ambiental da Autarquia, Mônica Tortelli, acompanhou o projeto e hoje realiza o plantio com parte dessas mudas que foram cultivadas com muito carinho pelos estudantes. Outra parte foi enviada ao Viveiro Municipal e será utilizada em plantios em outros locais da cidade.

O plantio, realizado às margens da Represa São Luiz, em breve deve formar uma mata ciliar, uma espécie de barreira que protege contra a poluição e ajuda a manter a água limpa e conservar a excelente qualidade da água de Santa Bárbara d´Oeste.

DAE/SBO: 22/03/2021