Denunciar desperdício

Adutora para zona leste segue em obras pelo DAE

21/10/2016

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste instala adutora de água tratada que abastecerá o novo reservatório elevado no Jardim Amélia. Essa adutora integra a obra de ampliação no abastecimento da região Leste da cidade, saindo da ETA IV (Estação de Tratamento de Água), que fica no Jardim Souza Queiroz na Avenida Isaías Hemínio Romano, e cruza quase cinco quilômetros da Cidade para o abastecimento do novo sistema que está sendo implantado. 

 

"A instalação da nova adutora reforça o abastecimento da Zona Leste da cidade. Trata-se de uma obra grande, quase cinco quilômetros de adutora, mas que faz parte de um sistema ainda maior de investimentos e melhorias que a autarquia tem feito”, comentou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. “Nós vamos ampliar a Estação Elevatória de Água Santa Alice (Represinha), permitindo aumentar o volume captado e bombeado às estações de tratamento de água existentes, estamos licitando a adutora de água bruta, de 900 mm de diâmetro, que vai proporcionar que esse maior volume chegue a ETA IV, onde ocorrerá a distribuição da água já tratada através dessas novas adutoras que estamos instalando.” Finalizou Piovezan, que nesta semana esteve visitando a obra. 

 

A nova adutora é constituída por tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com 450 mm de diâmetro, material específico que atende as exigências das normas técnicas. Com 4.950 metros de extensão, a tubulação segue pela Rua do Cloro, onde se localiza o reservatório do Jd. Amélia, chegando ao ponto de destino. Aproximadamente, 80% dos tubos foram instalados, restando apenas um trecho entre a Avenida Santa Bárbara e a ETA IV. 

 

Com investimento cerca de R$ 14 milhões, por meio do PAC 2, governo federal, a obra de ampliação do sistema da ETA IV compreende ainda a construção de três reservatórios (concluídos), sendo dois na própria estação e um no Jd. Amélia; uma nova adutora, com 95% concluída, saindo da ETA IV para o reservatório do 31 de Março; e, por fim, a nova adutora de água bruta que abastecerá a ETA IV através da captação de água da Estação Elevatória Santa Alice, cuja licitação para execução da mão de obra se encontra em aberta e os materiais, que são os tubos de 900 mm e de ferro fundido, já foram adquiridos pelo DAE. 

 

Além disso, a própria Estação Elevatória Santa Alice passará por uma modernização e uma ampliação, com investimentos no valor de R$ 3,8 milhões, governo federal e contrapartida, sendo que os novos conjuntos motobombas já foram adquiridos e a licitação da obra civil e hidráulica ocorrerá na sequência. 

 

DAE/SBO: 21.10.16.