ETE TOLEDOS 1

A ETE Toledos I está localizada próxima ao bairro Jardim Conceição. Atualmente, possui capacidade para atender até 80 mil habitantes, tratando 170 l/s (litros por segundo), mas terá sua capacidade de tratamento aumentada para 200 l/s, através de um sistema compacto de tratamento. Apesar de se encontrar no meio da cidade, não gera odor, graças à vegetação ao redor e ao processo de tratamento utilizado.

Tratamento: O esgoto passa por um tratamento preliminar composto por um sistema de grades e uma caixa de areia, para a remoção de sólidos grosseiros (lixo e detritos). Em seguida, vai para um tanque onde é injetado oxigênio, e bactérias aeróbias fazem a decomposição da matéria orgânica (tais bactérias são chamadas aeróbias porque precisam de oxigênio para degradar a matéria orgânica). Logo após, o esgoto é encaminhado aos flotadores, que tem a função de agrupar o lodo em flocos e separá-lo. O lodo é então colocado em uma centrífuga para remoção da umidade, para depois ser enviado a um aterro aprovado pela CETESB. Após todo o processo, os efluentes finais (esgoto tratado) podem ser devolvidos ao Ribeirão dos Toledos, de acordo com a legislação ambiental vigente.

Endereço: Estrada Usina de Cillo – Fazenda Jamaica.

ETE Balsa

A ETE Balsa foi construída próxima à Estrada da Balsa, no limite dos municípios de Santa Bárbara d'Oeste, Americana e Limeira, na margem esquerda do Rio Piracicaba, em uma área de 111.000 m². A ETE Balsa atende até 20 mil habitantes, tratando 18,5 l/s.

Tratamento: A ETE Balsa utiliza o sistema de tratamento com lagoas anaeróbias e facultativas. O esgoto passa por um tratamento preliminar de gradeamento e caixa de areia, visando a remoção de sólidos. Em seguida, vai para lagoas onde bactérias anaeróbias, isto é, que não precisam de oxigênio para decompor a matéria orgânica, degradam o material. O esgoto tratado recebe então adição de Hipoclorito de Sódio líquido, e em seguida é direcionado ao Rio Piracicaba.

Endereço: Estrada Municipal da Cachoeira, s/nº.

ETE CRUZEIRO DO SUL

A ETE do Cruzeiro do Sul foi construída para atender à população do Cruzeiro do Sul e de outros bairros próximos, onde um sistema de pequenas estações elevatórias direciona o esgoto para a Estação. Possui capacidade para atender 6 mil habitantes, tratando 12 l/s.

Tratamento: O esgoto passa por tratamento preliminar através do sistema de grades e caixa de areia, com a finalidade de remover resíduos sólidos grosseiros. Em seguida, é encaminhado para o sistema de reatores anaeróbios, que tem a mesma função das lagoas anaeróbias, mas com algumas vantagens, como baixo custo de implantação e operação, baixo consumo de energia, entre outros. Depois dos reatores aeróbios, onde a matéria orgânica é decomposta, passa pelo sistema de desinfecção através da adição de Hipoclorito de Sódio líquido.

Endereço: Rua Benedito Bueno Camargo, s/nº - Cruzeiro do Sul.

ETE NOVA CONQUISTA

A ETE Nova Conquista atende a população do bairro de mesmo nome, sendo capaz de tratar até 2,5 l/s.

Tratamento: A Nova Conquista opera com sistema de lodos ativados. Possui tratamento preliminar utilizando gradeamento e caixa de areia, usados para retirada de detritos sólidos. Em seguida, o esgoto é direcionado ao tanque de aeração, para ser tratado por bactérias aeróbias. Depois, passa pelos decantadores para a separação do lodo. Seus efluentes são lançados no Córrego Barrocão.

Endereço: Rua Padre Antonio Corrêa, s/nº - Nova Conquista.

ETE ANDORINHAS

A ETE Andorinhas foi a primeira Estação de Tratamento de Esgoto, criada para atender ao Bairro Recanto das Andorinhas e com capacidade para tratar 5m³ de esgoto.

Tratamento: Na ETE Andorinhas, utiliza-se o sistema de lodos ativados. O esgoto passa por tratamento preliminar composto de gradeamento com caixa de areia, para a retirada de sólidos. Depois, é enviado para um tanque de aeração, que funciona também como decantador. Por último, é feita a cloração (adição de cloro) por pastilhas. O sistema não permanece ativado o tempo todo, sendo ligado somente quando há esgoto a ser tratado, devido ao pequeno volume de esgoto que ela trata. Os efluentes são direcionados para o Ribeirão dos Toledos.

Endereço: Rua Antonio Froner, s/nº - Rec. das Andorinhas.