DAE vai construir a ETE Barrocão e visa os 100% do esgoto tratado
Notícias • Enviado em 17/11/2017

“O DAE, por meio de uma equipe competente, e atendendo uma das prioridades do prefeito Denis Andia, vem se empenhando muito desde 2013 nas questões da coleta e do tratamento de esgoto, através de projetos muito bem estudados e elaborados com seriedade, que, de fato, tem nos contemplados com a vinda de recursos financeiros dos governos estadual e federal. E isso faz com que caminhemos rumo aos 100% do esgoto tratado, proporcionando assim mais qualidade de vida para a população barbarense”, comentou o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan.
No novo projeto, a ETE Barrocão terá capacidade de atender cerca de 60 mil habitantes. Sua bacia compreende boa parte da região da zona leste, que conta com o afastamento do esgoto via interceptor já instalado até a área de construção da nova estação, na Estrada da Cachoeira, margem esquerda do córrego Barrocão e do Rio Piracicaba, que será o corpo receptor do esgoto devidamente tratado. No local, em uma área ao lado da futura ETE, uma mata ciliar se encontra formada pelo DAE, que plantou diversificadas espécies de mudas de árvores nativas regionais.
Para a obra, o município foi contemplado com o repasse de R$ 19.741.054,58 do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Conforme o projeto, a concepção no tratamento do esgoto na Barrocão será a valo de oxidação, que traz entre suas vantagens o custo inferior aos sistemas convencionais, fácil manutenção e operação e elevada eficiência.
O aviso da licitação, na modalidade Regime Diferenciado de Contratações, foi publicado na edição desta sexta-feira (17) no Jornal Diário de Santa Bárbara d’Oeste, no Diário Oficial do Estado, no Diário Oficial da União e no Jornal Gazeta de São Paulo. O edital se encontra disponível no site do DAE: www.daesbo.sp.gov.br.
DAE/SBO: 17.11.17.