“Projeto Jacarandás Educador” apresentou novidade nas atividades nesta quinta-feira

07/11/2019
Alunos do 3º e 4º ano do Ciep “Padre Victorio Freguglia”, Vila Pântano, participaram nesta quinta-feira (7) de diversas atividades socioeducativas de conscientização ambiental por meio do “Jacarandás Educador”, projeto promovido pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, que oferece como objeto de estudo o Parque dos Jacarandás, no Mollon. Sendo esta a última edição do ano, o projeto inseriu uma novidade dentre as atividades. Além das oficinas que já são realizadas no evento, cada criança que participou, um total de 109, identificou uma espécie arbórea do parque e escreveu seu nome e série que estuda em uma placa de identificação, anotando, sob orientação de técnicos da área ambiental, uma característica da espécie vegetal em questão. As placas foram afixadas na base das árvores, ficando de fácil visualização pra quem visita o parque. São quatro edições do projeto no ano que oferecem atividades com ênfase na importância da arborização de ruas e parques, observação da fauna, medidas preventivas de doenças transmitidas por animais sinantrópicos, estudo da nascente modelo e águas subterrâneas, entre outras temáticas com oficinas, jogos e dinâmicas. Informações sobre a qualidade da água, observação dos pássaros, pequenos animais e insetos também fazem parte do escopo das ações de educação ambiental. Com uma área verde de 55 mil m² e contemplado por uma nascente modelo, o Parque dos Jacarandás recebe no ano um grande número de estudantes do ensino fundamental das escolas municipais, por meio do Projeto Jacarandás Educador, sensibilizando as crianças com temas ambientais. As atividades são organizadas pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini” (NEA), em parceria com o DAE (Departamento de Água e Esgoto), Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, onde a cada ano uma nova escola municipal é selecionada a participar. DAE/SBO: 07.11.19.