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DAE sedia capacitação para o Plano de Segurança da Água

26/05/2017

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste sediou, nesta quinta-feira (25), no Museu da Água, a segunda capacitação dos membros responsáveis pela elaboração do Plano de Segurança da Água – PSA -, que segue em desenvolvimento como projeto piloto na cidade, juntamente com os municípios de Cordeirópolis, Ipeúna e Santa Gertrudes, em uma iniciativa da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O vice-prefeito e diretor-superintendente da autarquia, Rafael Piovezan, esteve presente abrindo o evento. 

 

Considerado pioneiro e inovador, o projeto visa efetivar o uso de ferramentas de avaliação de risco em sistema de abastecimento, para que não haja contaminação da água, desde a captação até o momento que chega à casa do consumidor. O PSA é uma diretriz da Organização Mundial da Saúde – OMS – e recomendado pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Na Bacia PCJ, o plano conta com os apoios da Agência das Bacias PCJ, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Funasa (Fundação Nacional de Saúde), ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), USP (Universidade de São Paulo), Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) - Ministério Público do Estado de São Paulo - e do Ministério Público Federal. 

 

Na capacitação, os representantes dos órgãos gestores das águas receberam instruções das diretrizes e metodologias que sustentam a base do Plano de Segurança da Água, por meio de palestras ministradas por especialistas: o professor da USP, Dr. José Carlos Mierzwa; o engenheiro ambiental da Funasa em Brasília, Lucas Achaval Silva; e o superintendente da Funasa em Pernambuco, o farmacêutico-bioquímico Osman Lira. 

 

“A segurança em todas as nossas atividades de abastecimento público é condição primordial para que ofereçamos serviços de qualidade e com o respeito devido à população barbarense”, comentou Rafael Piovezan. 

 

“A CT-SAM entende que é uma obrigação cada município ter o plano. É uma garantia de que você está oferecendo para a população uma água segura, que garante saúde e não doença. E é uma meta de saúde pública”, explicou Adriana Correa, coordenadora da CT-SAM e do projeto. 

 

Em Santa Bárbara, o PSA vem ao encontro do Plano Municipal de Saneamento - elaborado pela equipe técnica do DAE -, e conta com servidores de diferentes setores da autarquia e da Prefeitura, que participa com a Defesa Civil, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, totalizando 22 membros. As próximas etapas da elaboração são a preparação, avaliação, monitoramento, gestão e validação. A meta, segundo a CT-SAM, é concluir os planos dos quatro municípios até setembro.

 

 DAE/SBO: 26.05.17.