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DAE realiza terceira reunião com equipe técnica do Plano de Segurança da Água

18/08/2017

Na manhã desta sexta-feira (18) foi realizada a 3ª Reunião Ordinária com a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano de Segurança da Água (PSA) do município de Santa Bárbara d’Oeste, formada por servidores do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e da Prefeitura por meio de nomeação do diretor-superintendente da autarquia, o vice-prefeito Rafael Piovezan. 

 

O PSA é um projeto piloto da Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (CTSAM-PCJ). Na reunião foram discutidos assuntos relacionados às atividades que devem ser desenvolvidas pelo grupo e entregues por etapas nas datas definidas à CTSAM-PCJ, que, em conjunto com Unesp (Universidade Estadual Paulista), Funasa (Fundação Nacional de Saúde), ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e da USP (Universidade de São Paulo), apoiam no desenvolvimento do Plano. 

 

O Plano de Segurança da Água foi instituído no Brasil em 2011 pelo Ministério da Saúde e atua como uma ferramenta de avaliação e gestão de riscos nos sistemas de abastecimento de água para o consumo humano. Sempre de forma preventiva, as ações envolvem desde o manancial até o consumidor, com etapas que compreendem a avaliação, o monitoramento operacional e os planos de gestão. Em Santa Bárbara, ações do tipo já foram feitas na última revisão do Plano Municipal de Saneamento. 

 

Estiveram orientando o grupo, neste terceiro encontro, a coordenadora da CTSAM-PCJ e técnica de laboratório da Unesp, Adriana Fabiana Corrêa da Silva, e a diretora da ABES e membro da equipe técnica da CERSA (Centro de Referência em Saúde Pública), Roseane Maria Garcia Lopes de Souza. Ao todo são 26 reuniões que o grupo farão até o mês de agosto de 2018, que deverão ocorrer sempre no auditório do Museu da Água. 

 

DAE/SBO: 18.08.17