DAE realiza limpeza em rede de esgoto no Distrito Industrial

15/01/2021

Uma equipe de manutenção em redes de esgoto do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste atuou na manhã desta sexta-feira (15) na desobstrução de um trecho de rede no Distrito Industrial. O motivo foi um entupimento ocasionado por uma grande quantidade de gordura e restos de alimentos que foram descartados irregularmente na rede de esgoto, tipo de ocorrência que causa transtornos e possíveis danos nas tubulações.

A ação contou com o sistema de hidrojateamento de alta pressão por meio do caminhão hidrojato, que utilizou para a manutenção um poço de visita (PV) instalado no cruzamento das ruas Henrique Wiezel e Ricardo Fracassi. Com os trabalhos, o efluente retomou seu fluxo normal na rede coletora do bairro.

No caso dos estabelecimentos comerciais e industriais que geram resíduos como gorduras, óleos e graxas, bem como produtos químicos, a Autarquia Municipal reforça aos proprietários sobre a importância de se construir as caixas de gordura (separadoras) e de inspeção (manutenção) no ramal de esgoto dos prédios. Já nas residências, apenas a caixa de inspeção é o dispositivo essencial para facilitar uma possível manutenção. Mais informações sobre as caixas podem ser adquiridas pelos telefones 0800-770-3459 ou 3459-5910.

Equipes operacionais do DAE trabalham periodicamente com manutenções preventivas e corretivas no sistema de esgotamento sanitário do município. São mais de 9.000 PVs distribuídos em todos os bairros que facilitam as ações que contribuem para manter o bom funcionamento de todo esse sistema.

Os imóveis que forem flagrados com descarte irregular na rede de esgoto são notificados pela equipe de fiscalização do DAE, que orienta os proprietários a tomarem as medidas cabíveis a fim de evitar uma nova irregularidade no local.

DAE/SBO: 15.01.21.