DAE de S. Bárbara conclui programa “Bacia Caipira” de 2022

22/09/2022

As atividades ambientais propostas pelo programa “Bacia Caipira” foram encerradas nesta quinta-feira (22) com os grupos da Terceira Idade participantes da edição 2022. O terceiro e último encontro do ano aconteceu no período da manhã no sítio Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cruzeiro do Sul, onde em meio à natureza os visitantes conheceram vários tipos de plantas, árvores, ervas medicinais e realizaram plantios.

Com o objetivo de promover integração, vivências e diálogos com focos na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida, o “Bacia Caipira” trabalha a cada ano com dois grupos da Terceira Idade, sendo um de Santa Bárbara d’Oeste e outro de Piracicaba. Neste ano participaram o grupo barbarense Girassol e o grupo Estação do idoso José Nassif, de Piracicaba.

No local, os grupos foram recepcionados pelo proprietário do sítio, o Pajé Rosivaldo, que os guiou por uma trilha na mata nativa existente no local, explanando aos participantes as funções e benefícios das diversas espécies de plantas e árvores existentes no decorrer do caminho da trilha.

Divididos em dois grupos, os visitantes receberam também informações da equipe de Gestão Ambiental do DAE sobre a importância da mata ciliar e da Bacia do Rio Piracicaba, além de uma caminhada pela trilha à margem esquerda do rio. As atividades foram encerradas com o plantio de 87 mudas de árvores nativas produzidas no Viveiro Municipal de Santa Bárbara, sendo 12 espécies diferentes que foram inseridas na mata ciliar do Rio Piracicaba.

O programa de educação ambiental “Bacia Caipira” tem parceria formada entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, os Núcleos de Educação Ambiental das prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) barbarense. Os dois primeiros encontros da edição 2022 foram realizados no Jardim Botânico de Piracicaba, no mês de abril, e na Estação Experimental de Tupi, o Horto Florestal, em junho.

DAE/SBO: 22.09.2022.